O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010


Monja Kokai, orientadora da prática no Zen Vale dos Sinos está de volta às suas atividades, depois de uma semana de Treinamento intensivo em São Paulo, no Templo Busshinji, com o Abade Superior Dosho Saikawa.
Foram 5 dias de muito zazen, aulas, samus, palestras, participação em cerimoniais e entrevista dokusan com o mestre. As atividades iniciavam às 5h30 e terminavam às 20h00, sem intervalos.
O Templo ainda está em obras, apesar de já fazer 1 ano da inauguração do prédio principal. Agora contamos com alojamentos, sem precisar sair do templo para isso, o que proporciona maior contato com a prática.
Praticar no Busshinji é sempre impactante. Dessa vez, o impacto foi maior ainda pois o novo prédio de 3 andares é muito amplo e funcional. Também nos faz lembrar que a Instituição Soto Shu é forte, grande e que está prosperando.
É também uma importante oportunidade para interagir com monges e monjas de todo o Brasil e América do Sul, alunos de diferentes professores.

Segue algumas fotos.
Gasshô!